
As tendências Pedagógicas identificadas no filme.
O filme é ambientado numa cidade do interior dos Estados Unidos em 1954 na escola para moças Wellesley, que passa por uma mudança quando a Srta. Katharine Watson professora de Artes chega à escola com uma visão pedagógica liberal renovadora, mas na primeira aula ela não sabia o que a esperava, sendo desafia pelas as alunas tendo sua primeira aula um fracasso, o episódio deixo-a perdida, com esta experiência desagradável a Srta. Watson se viu obrigada a mudar rapidamente a didática de suas aulas, para motivas suas alunas a verem além do obvio.
Tendência pedagógica liberal tradicional foi identificada na escola, existia também na sociedade e na família dos alunos um forte traço tradicionalista. Foi evidenciado que só era permitido à professora trabalhar dentro da visão tradicionalista, onde a responsabilidade do professor era de transmitir o conhecimento e aos alunos cabia receber os ensinamentos. A escola exercia um papel da escola de preparadora intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
O modelo de aprendizagem era receptivo e mecânico, sem se considerar as características próprias de cada idade. Manifestação identificada na escola foi que adoção de filosofias humanistas clássicas ou científicas.
Os conteúdos ministrados as alunas eram os conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados a elas como verdades absolutas. Os métodos utilizados pelos professores eram de exposição demonstração verbal da matéria e/ou por meios de modelos.
A relação dos professores da escola com as alunas era de autoridade do professor, e receptividade dos alunos.
Momento de ensino e de aprendizagem mais significativo apresentados no filme primeiramente foi à mudança da aprendizagem passando de receptiva e mecânica para aprendizagem baseada na modificação das percepções da realidade. E segundo momento a discussão com a aluna Joan sobre seu ingresso na faculdade, neste enfrentamento, verdades do professor com as verdades do aluno resultaram na aceitação da professora a outras realidades. Joan, após seu casamento, assinala que as premissas da professora não eram necessariamente verdadeiras. Que todos têm direito a escolhas e devemos respeitá-las.
A metodologia subjacente, considerando em que medida as aprendizagens que o filme revelou podem contribuir para a prática docente no ensino superior. Foi evidenciado que somente a aprendizagem receptiva e mecânica do aluno sem considerar as características próprias da idade, sociedade, e o contexto ao o aluno está inserido não vale a pena. O docente tem que saber qual é a mais adequada tendência pedagógica para ser aplicada dentro do contexto da escola.
Outro aspecto relevante da história foi à decisão baseada na ética e valores da Srta. Watson que ao final não aceitou continuar ministrando suas aulas na escola dentro de padrões pré-estabelecidos pela direção. Mas, ao final a experiência foi valida, pois professora sentiu-se realizada por ter feito a diferença com as moças da turma de 1954, consegui colocar um pouco de pensamento crítico de pelo menos naquela turma.
O filme é ambientado numa cidade do interior dos Estados Unidos em 1954 na escola para moças Wellesley, que passa por uma mudança quando a Srta. Katharine Watson professora de Artes chega à escola com uma visão pedagógica liberal renovadora, mas na primeira aula ela não sabia o que a esperava, sendo desafia pelas as alunas tendo sua primeira aula um fracasso, o episódio deixo-a perdida, com esta experiência desagradável a Srta. Watson se viu obrigada a mudar rapidamente a didática de suas aulas, para motivas suas alunas a verem além do obvio.
Tendência pedagógica liberal tradicional foi identificada na escola, existia também na sociedade e na família dos alunos um forte traço tradicionalista. Foi evidenciado que só era permitido à professora trabalhar dentro da visão tradicionalista, onde a responsabilidade do professor era de transmitir o conhecimento e aos alunos cabia receber os ensinamentos. A escola exercia um papel da escola de preparadora intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
O modelo de aprendizagem era receptivo e mecânico, sem se considerar as características próprias de cada idade. Manifestação identificada na escola foi que adoção de filosofias humanistas clássicas ou científicas.
Os conteúdos ministrados as alunas eram os conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados a elas como verdades absolutas. Os métodos utilizados pelos professores eram de exposição demonstração verbal da matéria e/ou por meios de modelos.
A relação dos professores da escola com as alunas era de autoridade do professor, e receptividade dos alunos.
Momento de ensino e de aprendizagem mais significativo apresentados no filme primeiramente foi à mudança da aprendizagem passando de receptiva e mecânica para aprendizagem baseada na modificação das percepções da realidade. E segundo momento a discussão com a aluna Joan sobre seu ingresso na faculdade, neste enfrentamento, verdades do professor com as verdades do aluno resultaram na aceitação da professora a outras realidades. Joan, após seu casamento, assinala que as premissas da professora não eram necessariamente verdadeiras. Que todos têm direito a escolhas e devemos respeitá-las.
A metodologia subjacente, considerando em que medida as aprendizagens que o filme revelou podem contribuir para a prática docente no ensino superior. Foi evidenciado que somente a aprendizagem receptiva e mecânica do aluno sem considerar as características próprias da idade, sociedade, e o contexto ao o aluno está inserido não vale a pena. O docente tem que saber qual é a mais adequada tendência pedagógica para ser aplicada dentro do contexto da escola.
Outro aspecto relevante da história foi à decisão baseada na ética e valores da Srta. Watson que ao final não aceitou continuar ministrando suas aulas na escola dentro de padrões pré-estabelecidos pela direção. Mas, ao final a experiência foi valida, pois professora sentiu-se realizada por ter feito a diferença com as moças da turma de 1954, consegui colocar um pouco de pensamento crítico de pelo menos naquela turma.
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