quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Motivação: Movimento em Ação!


Nossa palestrante começo muito bem, quando lançou para os ouvintes a pergunta: O quê te motiva? Nós nos motivamos de várias formas e maneiras diferentes, mas ela nos passou uma visão diferente, que nunca tinha pensado antes, que a verdadeira competição é a nossa superação frente aos desafios da vida. Na minha concepção creio que a sabedoria, a persistência e a alienação são elementos fundamentais para a motivação e conseqüentemente o desenvolvimento do ser. Utilizamos em momentos distintos de nossa vida, as vezes nem nos damos conta.

Para mim, o otimismo sempre me motivou e contagiou, e a emoção apresentada pela Andréia Silva, ex-participante do aprendiz, durante a Palestra: Motivação foi contagiante. Os conceitos apresentados de forma simples, com grande maestria e assertividade no tocando a postura que devemos adotar perante o novo, realmente o comportamento de um eterno aprendiz diante da possibilidade de aprendizagem.

Sempre mantive três pilares muito importantes na minha concepção, não sou católica, mas sempre busco força para motivar-me em máximas de 3 dos santos: Santa Clara, Nossa Senhora Desatadora dos Nós e São João Batista.
Cada um dele trás consigo uma vertente que admiro e busco para minha motivação e vida...

Santa Clara sintetizou a essência do conhecimento que deve estar nas pessoas de Qualidade, que é aceitar com serenidade tudo o que não possa ser mudado, coragem para mudar o que pode e dever ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra.
Nossa Senhora Desatora de Nós intercede pelas pessoas em dificuldades, e com toda paciência que lhe é pertinente nos dar o exemplo de como desenrolar as linhas de nossa vida com tranqüilidade e amor.

O desafio da motivação, não é apenas o simples fator de motiva-se, e sim manter-se motivado num ambiente desfavorável, neste momento procuro a alienação, o desprendimento e fé, que tinha São João Batista que em sua época era visto como louco em anunciar coisas impossíveis.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A aula de quinta-feira - DEBATE


Na última quinta-feira a classe foi divida em 3 grupos, por sorteio, e dado a cada grupo a responsabilidade de assumir papéis de observadores, perguntadores e respondedores.

Foi análisado pelos os grupos qual a motivação do professor, no contexto tão particular que vive a educação no Brasil nos dias de hoje, foram realizadas perguntas e respostas relativas a interpretação do capítulo 5 - O professor como figura-chave na motivação dos alunos, baseadas no livro A motivação em sala de aula, TAPIA (1999), completado pelas definições apresentadas no livro de MORALES (1999) capítulo 2 características e aitudes dos professores que mantêm bom relacionamento com os alunos.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Site TIC

METODOLOGÍA DIDÁCTICA Y TIC EN LA ENSEÑANZA UNIVERSITARIA

http://dewey.uab.es/PMARQUES/caceres.htm

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Relatório do Filme " O Sorriso de Monalisa"




As tendências Pedagógicas identificadas no filme.

O filme é ambientado numa cidade do interior dos Estados Unidos em 1954 na escola para moças Wellesley, que passa por uma mudança quando a Srta. Katharine Watson professora de Artes chega à escola com uma visão pedagógica liberal renovadora, mas na primeira aula ela não sabia o que a esperava, sendo desafia pelas as alunas tendo sua primeira aula um fracasso, o episódio deixo-a perdida, com esta experiência desagradável a Srta. Watson se viu obrigada a mudar rapidamente a didática de suas aulas, para motivas suas alunas a verem além do obvio.
Tendência pedagógica liberal tradicional foi identificada na escola, existia também na sociedade e na família dos alunos um forte traço tradicionalista. Foi evidenciado que só era permitido à professora trabalhar dentro da visão tradicionalista, onde a responsabilidade do professor era de transmitir o conhecimento e aos alunos cabia receber os ensinamentos. A escola exercia um papel da escola de preparadora intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
O modelo de aprendizagem era receptivo e mecânico, sem se considerar as características próprias de cada idade. Manifestação identificada na escola foi que adoção de filosofias humanistas clássicas ou científicas.
Os conteúdos ministrados as alunas eram os conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados a elas como verdades absolutas. Os métodos utilizados pelos professores eram de exposição demonstração verbal da matéria e/ou por meios de modelos.
A relação dos professores da escola com as alunas era de autoridade do professor, e receptividade dos alunos.
Momento de ensino e de aprendizagem mais significativo apresentados no filme primeiramente foi à mudança da aprendizagem passando de receptiva e mecânica para aprendizagem baseada na modificação das percepções da realidade. E segundo momento a discussão com a aluna Joan sobre seu ingresso na faculdade, neste enfrentamento, verdades do professor com as verdades do aluno resultaram na aceitação da professora a outras realidades. Joan, após seu casamento, assinala que as premissas da professora não eram necessariamente verdadeiras. Que todos têm direito a escolhas e devemos respeitá-las.
A metodologia subjacente, considerando em que medida as aprendizagens que o filme revelou podem contribuir para a prática docente no ensino superior. Foi evidenciado que somente a aprendizagem receptiva e mecânica do aluno sem considerar as características próprias da idade, sociedade, e o contexto ao o aluno está inserido não vale a pena. O docente tem que saber qual é a mais adequada tendência pedagógica para ser aplicada dentro do contexto da escola.
Outro aspecto relevante da história foi à decisão baseada na ética e valores da Srta. Watson que ao final não aceitou continuar ministrando suas aulas na escola dentro de padrões pré-estabelecidos pela direção. Mas, ao final a experiência foi valida, pois professora sentiu-se realizada por ter feito a diferença com as moças da turma de 1954, consegui colocar um pouco de pensamento crítico de pelo menos naquela turma.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A organização reconhecida no meio acadêmico.


Olha a ConSucesso aí gente.... Empresa fictícia criada durante o curso de Gestão de Projetos, turma 2007, no ICAT.
Continua...