Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa
Autor: Paulo Freire
Autor: Paulo Freire
Pedagogia da autonomia é um livro que aborda de uma forma coerente e enxuta as necessidades e habilidades que devem ser visíveis e indispensáveis a boa prática educativa pelos professores, que acima de tudo devem possuir enraizados padrões éticos que venha ao encontro dos sistemas que regem a sociedade. Penso que Paulo Freire ao escrever o livro levou em conta suas próprias experiências de escolares, bem como sua postura enquanto educador em comunidades carentes.O livro trata a ética do professor, o modelo de comunicação do saber e a arte de ensinar com todos seus meandros do universo do professor e estudante. Creio que para absorver com mais propriedade o que este magnífico educador nos demonstrar necessitaríamos entender o pensamento e o modelo que ele transmite no livro. Não é um livro que devemos ler sem para e sim ler o primeiro capítulo guardamos, vivenciarmos e assim sucessivamente.
O último capítulo levou mais tempo para ser compreendido por mim, pois considerando que o ato de ensinar é uma especificidade do ser humano, considero primordial que o ato de educar exija segurança, competência profissional, comprometimento e generosidade. O professor que acredita que ministrar uma aula nada mais é que transferir conhecimento, que não leva a sério sua formação, que não estuda, nem se aprimora, não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe, está fadado a derrota moral. Todavia, há professores cientificamente preparados, mas autoritários e arrogantes, ou seja, a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor. A autoridade coerentemente democrática quer de si mesma, quer do educando, para a construção de um clima de real disciplina, jamais minimiza a liberdade.
O livro a meu ver deveria ser tratado como um livro de ajuda, conselho e orientação aos educadores para que se posicionem criticamente, e orientação aos educandos a pensar e reivindicar seus direitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário